NORMAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS

Confira as normas e diretrizes para publicação no SPCIF.

1. DA MISSÃO

1.1. O evento se apresenta como a primeira oportunidade de integração de várias áreas do conhecimento a partir da apresentação dos trabalhos científicos recentemente produzidos de forma esparsa no país. O convite para abordar a inserção da variável risco do desastre do tipo "incêndios florestais" nas mais diversas áreas do conhecimento caracteriza também como uma das finalidades do evento, paralelamente a descoberta de uma rede brasileira de pesquisadores em redução do risco desse tipo de ocorrência.

1.2. Como contribuição para os profissionais envolvidos com o evento haverá o compartilhamento de estudos, projetos e experiências ao mesmo tempo em que passarão a conhecer as características da composição de uma nova rede temática, voltada a integrar áreas do conhecimento as quais perpassam o risco do desastre em foco e os próprios eventos de grandes incêndios florestais.

2. DAS PUBLICAÇÕES

2.1. Os trabalhos submetidos ao II SPCIF na modalidade de artigos completos, resumos expandidos ou simples, deverão ser redigidos em português, espanhol ou inglês.

2.2. O trabalho apresentado deve se configurar como contribuição original e preferencialmente inédita, não devendo estar submetido ao mesmo tempo a avaliação para publicação em outro periódico. Os textos que não se caracterizarem como inéditos, devem constar, ao seu término, o meio de divulgação com data, volume, número e páginas;

2.3. Cada trabalho poderá ter até 3 (três) autores;

2.4. Somente os trabalhos aprovados serão expostos no evento e publicado nos Anais;

2.5. O autor que tiver seu trabalho aprovado receberá um certificado, além da divulgação do seu trabalho apresentado em anais do evento.

2.6. Ao submeter seu trabalho o(s) autor(es) estará(ão) automaticamente autorizando o SPCIF a utilizar a obra de sua autoria, em publicação impressa, digital, internet, CD-ROM, em seus veículos institucionais e documentos editados, ou em qualquer outra mídia.

2.7. O SPCIF não patrocinará a impressão de pôsteres e qualquer outra despesa do autor inscrito no evento.

3. DO MODELO DE ARTIGO COMPLETO (15 A 20 PÁGINAS)

Os autores deverão submeter os artigos redigidos em português, espanhol ou inglês, conforme instruções no modelo de artigo completo (clique aqui para baixar).

4. DO MODELO DE RESUMO EXPANDIDO (5 A 6 PÁGINAS)

Os autores deverão submeter os resumos expandidos redigidos em português, espanhol ou inglês, conforme instruções no modelo de resumo expandido (clique aqui para baixar).

5. DO MODELO DE RESUMO SIMPLES (500 PALAVRAS)

Os autores deverão submeter os resumos simples redigidos em português, espanhol ou inglês, conforme instruções no modelo de resumo simples (clique aqui para baixar).

6. DA APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS

A apresentação dos trabalhos será realizada na forma de pôsteres no próprio local do evento, modelo de pôster (clique aqui para baixar).

7. DOS EIXOS TEMÁTICOS

7.1. Eixo 1 – O risco do desastre do tipo "incêndio florestal": ações de prevenção e mitigação de incêndios florestais; mapeamentos de risco, susceptibilidade, sensoriamento remoto e outras formas de mapeamento relativas aos incêndios florestais.

7.2. Eixo 2 – Desenvolvimento, redução do risco e políticas públicas aplicadas ao desastre do tipo incêndio florestal: uso e ocupação do solo; geopolíticas; governança; aspectos econômicos; assistência social; órgãos públicos; políticas públicas gerais.

7.3. Eixo 3 – Comunicação e educação em redução do risco do desastre do tipo incêndio florestal: percepção de risco; comunicação intra-institucional, interinstitucional, mídia e comunidades; complexidades da comunicação de riscos; programas e ações educativos; preparação para o enfrentamento do incêndio florestal.

7.4. Eixo 4 – Redes e participação comunitária envolvendo o tema de incêndios florestais: novos regimes de saber; voluntariado; organizações não governamentais; núcleos de proteção e defesa civil; mapeamentos comunitários.

7.5. Eixo 5 – Tecnologias e inovação em redução do risco do desastre do tipo incêndio florestal: sistemas de informação geográfica; aplicativos; mapeamentos; monitoramento, entre outros.

7.6. Eixo 6 – Sistemas de alerta e alarme para incêndios florestais: planos preventivos; planos de contingência; planos de emergência; planos de defesa civil; meteorologia aplicada, entre outros.

7.7. Eixo 7 – Incêndios florestais e seus riscos a saúde pública: riscos em saúde; psicologia dos desastres; sociedade de risco; ameaças para a saúde pública; mapeamento de áreas de risco à saúde pública, entre outros.

7.8. Eixo 8 - Resposta aos incêndios florestais e recuperação de áreas afetadas pelo desastre: gestão de incidente; operações de combate aos incêndios florestais; recuperação da fauna e flora; reflorestamento, entre outros.

8. DOS PRAZOS

8.1. O prazo para submeter trabalhos a avaliação da comissão científica do II SPCIF será até as 23:55, do dia 30 de abril de 2018 [prorrogado para o dia 28 de maio de 2018].

9. DOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

9.1. A Comissão científica obedecerá aos seguintes critérios quanto a avaliação dos trabalhos enviados:

9.1.1. Relevância do trabalho;

9.1.2. Profundidade da análise;

9.1.3. Adequação metodológica à abordagem escolhida;

9.1.4. Originalidade da abordagem do tema;

9.1.5. Coerência no desenvolvimento e na organização do texto;

9.1.6. Apresentação, nas citações, transcrições, notas e observações, de referências completas das fontes e da bibliografia consultadas.

9.2. Quanto aos critérios para desclassificação:

9.2.1. A não observância de qualquer das exigências do regulamento, bem como o não cumprimento do modelo indicado;

9.2.2. Prática de qualquer ato que possibilite a identificação do autor no corpo do texto, já que para a avaliação é retirado o seu nome para garantir a isonomia do processo;

9.2.3. Identificação de plágio.

10. RESULTADOS

10.1. O resultado dos trabalhos selecionados para apresentação no evento será divulgado até o dia 21 de maio de 2018 no site do evento e em suas mídias sociais [prorrogado para o dia 30 de maio de 2018].

11. DAS ORIENTAÇÕES DE APRESENTAÇÃO

11.1. O trabalho deverá permanecer exposto na forma de pôster durante todo o evento.

11.2. Em data e horário a serem definidos pela comissão científica um dos autores do trabalho deverá apresentá-lo oralmente.

11.3. A apresentação oral de que se trata o item anterior deverá ocorrer em no máximo em 15 min.

11.4. O apresentador deverá ser necessariamente um dos autores do trabalho.

11.5. O não comparecimento do autor apresentador acarretará na desclassificação do seu trabalho.

12. DO ENVIO

12.1. Os trabalhos deverão ser enviados em .doc ou .docx para o e-mail 15gbmsop@gmail.com para que possam ser avaliados.

Comissão Científica do II SPCIF.